Categorias
NOTÍCIAS

Propostas para a Era Digital: Brasscom recebe Antonio Neto

O pré-candidato a deputado federal pelo PDT e presidente licenciado do SINDPD (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do estado de São Paulo) foi o mais recente convidado do programa Voto Informado da Brasscom, que visa debater com os principais atores políticos do país suas propostas para aceleração da Era Digital no Brasil.

Formado em administração de empresas,  Antonio Neto atuou durante anos como analista de sistemas no setor público e privado de tecnologia e ajudou a fundar o SINDPD, onde foi responsável por algumas das principais conquistas da categoria, como a jornada de 40 horas semanais e o mais recente acordo coletivo da categoria garantindo reajuste pela inflação até 2023 para todos os profissionais do setor no estado de São Paulo.

CONTRIBUA COM SUGESTÕES PARA O PLANO DE TI DA NOSSA PRÉ-CAMPANHA

Durante o debate Antonio Neto destacou o imenso gap que vem se aprofundando entre o Brasil e as economias mais avançadas do mundo no que toca a pesquisa e desenvolvimento na era digital e sustentável, como lembrou, dados da própria Brasscom falam em um déficit de até 800 mil profissionais de TI no Brasil até o 2025.

Diante desse cenário, Antonio Neto propõe uma requalificação de profissionais desempregados com outras formações para atender a demanda imediata do  setor de TI. Um dos caminhos seria a criação de políticas públicas voltadas à requalificação profissional pelo chamado “low-code” e “no-code”, ferramentas e técnicas que permitem a profissionais e empresas desenvolverem soluções tecnológicas, mesmo que seus colaboradores não sejam experts em linguagens de programação avançadas. 

Projetos na iniciativa privada já mostraram ser possível capacitar profissionais para atuar nesse setor em um espaço de tempo que vai de algumas semanas até no máximo poucos meses.

“Vejam quantas pessoas com graduação e que estão desviadas de função no mercado, eu sou profissional de TI e fruto dessa requalificação após o ensino médio. Se as empresas começassem a treinar profissionais que estão fora do mercado de trabalho, como administradores e contadores, poderíamos gerar centenas de milhares de empregos em um curto espaço de tempo.” afirmou o pré-candidato

Sair da versão mobile