NÃO À PEC206/19: em defesa do ensino público

NÃO À PEC206/19 – A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206/19, que determina que as universidades públicas deverão cobrar mensalidades dos alunos, será analisada na tarde desta terça-feira (24) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados. Entidades estudantis e deputados e senadores da oposição protestam contra a iniciativa.

De acordo com o texto, a gratuidade será mantida apenas para estudantes comprovadamente carentes, definidos por comissão de avaliação da própria universidade, com base em valores mínimo e máximo estabelecidos pelo Ministério da Educação.

A CCJ vai analisar a admissibilidade do texto a partir das 13h desta terça, horário agendado para a sessão da comissão. Caso a proposta seja aprovada, será criada uma comissão especial para debater e votar o mérito da proposta, que depois terá que passar pelo Plenário da Câmara.

O presidente do PDT em São Paulo e pré-candidato a deputado federal pela sigla, Antonio Neto, convocou em suas redes a militância do partido para fazer frente “contra esse absurdo” que irá tornar um sistema universitário público já segregacionista quase inacessível para o jovem médio brasileiro.

“Precisamos de um ensino superior público mais diverso, plural e inclusivo, ou seja, abrir as portas das universidades e não colocando mais obstáculos como Bolsonaro e o MBL querem!” afirmou Neto sobre o projeto que é de autoria de um deputado bolsonarista e está sendo relatado pelo líder do MBL, Kim Kataguiri.

Com informações da Rede Brasil Atual

Leia também

Proposta de Homeschooling é desconectada da realidade – O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (18) o texto-base do projeto de lei que regulamenta o homeschooling, ou ensino domiciliar — em português. Foram 264 votos favoráveis, 144 contrários e duas abstenções.

 

RECEBA NOVIDADES

Acompanhe tudo o que está acontecendo nas redes do Antonio Neto e receba, em primeira mão, informações atualizadas. Cadastre-se!

      SIGA-ME

      160k 
      32.7k 
      23.8k 
      12.2k 
      11.3k 
      1k 


      © 1994 - 2023 Todos os direitos reservados a Antônio Neto.
      CNPJ: 47.547.893/0001-53 | By Planner